segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Antiga lotação cruzando Maria da graça... foto rara!



Lotação Ford - 1955


Vemos aqui um lotação Ford com carroceria de madeira em 1955. Ele está cruzando a passagem de nível aqui em Maria da Graça. É um veículo de pequena capacidade, menos de 12 passageiros. Os lotações surgiram nos anos 40 e terminaram com o decreto do governador Carlos Lacerda que tornou obrigatória a transformação da frota em ônibus. Cansei de olhar esta foto e... não consigo sequer imaginar que parte do bairro é esta... Olhei muito aquela edificação lá atrás e... não estou conseguindo me situar. Bem, ele pode já ter sido demolida a anos!!! Ou não... Se alguém quiser arriscar, poste aqui... Se apontarem o local exato e tivermos como comprovar, vale uma caixa de BOMBOM GAROTO !!!

5 comentários:

  1. Vou arriscar um palpite: pelas árvores, deve se a Rua Miguel Ângelo quase esquina com a Avenida Suburbana.

    ResponderExcluir
  2. E a tal "casinha" deve ser o que hoje seria a guarita da entrada para veículos da "falecida" G.E..

    ResponderExcluir
  3. Consegui esta PAL de Maria da Graça de 1928.

    http://www.estacoesferroviarias.com.br/efcb_rj_auxiliar/fotos/maria28_mapa.jpg

    No lado esquerdo deste mapa, vemos 4 retangulos, um grande e 3 pequenos. Ao lado direito de um destes retangulos pequenos temos o tal entroncamento da Rua Miguel Angelo com a Avenida Suburbana. É possivel ver a Miguel Angelo sendo cortada pela linha do trem, chamada de Linha Auxiliar. E, na minha opinião, seria o local da foto aqui apresentada.

    ResponderExcluir
  4. E, para auxiliar numa melhor localização do local nos dias de hoje, os tais retângulos seriam a antiga fabrica (ou depósito) da fabricante de cigarros Souza Cruz. Hoje, neste mesmo local, surgirá a "cidade da polícia". O que seria a esquina da Miguel Angelo com a Suburbana ainda resiste um sobrado bem grande, que vemos do Metro quando a composição entra na estação de MDG quando vem de Triagem.

    ResponderExcluir
  5. Hummm, parece que vc matou a charada, Wladimir... Vou prestar atenção neste local e retornarei...

    ResponderExcluir