domingo, 28 de novembro de 2010

Turma do Caixa Baixa ( Waltinho e Cia. ).

Caixa Baixa!!!
Pro pessoal que curte um bom papo, com uma galerinha responsa, basta "chegar chegando" ali, naquela pracinha da bifurcação da rua Domingos de magalhães com Fernando Esquerdo. Waltinho, apesar de jovem, diz com propriedade: "em frente de onde era uma padaria e hoje é uma vidraçaria". Verdade, desde os idos dos anos 60, 70 e parte dos 80, ali quase na esquina era a "padaria do seu Joaquim" ( pai do Mário e Marquinhos, que morou na rua Professor Bôscoli, perto do ilustre morador Davi ). Meu avõ, seu Américo, era o primeiro freguês, diariamente. Como bons portugueses, conversavam muito sobre a terrinha... Mas quem quiser conhecer a turma do Caixa Baixa, tá dado o recado. Eu recomendo!!! Essa galera ajuda muito a manter o bairro em atividade...

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Bazar Beneficente da ABRE

A ABRE ( Associação Beneficente de Reabilitação Evangélica ), localizada à rua Conde de Azambuja 350, próximo a pracinha do metrô, realizará um Bazar Beneficente, neste dia 08/11, segunda-feira. E está aceitando a doação de roupas, calçados, objetos, enfeites, tudo que ainda possa ser utilizado por outra pessoa. As doações poderão ser feitas no local, em horário comercial. Eu já fui, com minha esposa, a um bazar da ABRE e achei bastante interessante e com valores módicos. A quem puder levar algo, fica aqui o convite. E na segunda-feira, sejam benvindos ao bazar e... boas compras!!!

domingo, 31 de outubro de 2010

Ladrões craqueiros em Maria da Graça

( foto meramente ilustrativa )
Maria da Graça vem sendo invadida por craqueiros ladrões, que estão invadindo os quintais das casas para roubar tudo o que podem converter em dinheiro, para sustentar seu nefasto vício. Estão furtando até mesmo
lâmpadas de quintais e varandas abertas. Baldes, vassouras, peças de carro, etc. Em 28/10, dois destes marginais foram pegos, por volta das 23h, na rua Conde de Azambuja. E a 1h da madrugada, mais um foi pego, próximo à Escola Pernambuco. Fiquem todos atentos, pois na nóia, os caras perdem a noção e estão caindo dentro. Evitem de deixar certos objetos no quintal. Um vizinho tem de zelar pelo outro... Foi à janela e viu algo estranho no quintal do vizinho, acione a Polícia! Se tiver o fone do tal vizinho, ligue e alerte-o! Estes que estão sendo pegos pelo bairro, é certo que não voltarão mais... Mas são como ninhadav de ratos, sempre tem mais e mais. Vamos redrobrar a atenção e... o resto vocês sabem...

Foto antiga do bairro.

Naquele junho de 1990, você era íntimo ou conhecia só de passagem o lugar acima? Quem nunca viveu nesse bairro pode até dizer que a foto de hoje é difícil de identificar, embora ele fique no caminho para outros bairros populosos. Os moradores,  talvez,  reconheçam logo o bar ao fundo, onde, digo por experiência própria, havia (ainda há?) uma caipirinha razoável.  Você já bebeu lá? Sabe onde fica? Então,  diga onde é.
A foto atual, do mesmo ângulo, comparando passado e presente, sairá primeiro na minha coluna no GLOBO-Zona Norte de 8 de agosto, domingo. Depois, será publicada no blog até, no máximo, quinta-feira, 12  de agosto. Toda sexta-feira tem uma imagem antiga da Zona Norte aqui no site do GLOBO para testar a sua memória visual.
OBS.:  SUJESTÃO, NA COMUNIDADE DE MARIA DA GRAÇA, NO ORKUT, DO MORADOR LEO, QUE INDICOU O LINK DO ARTIGO. VALEU LÉO, A PARTICIPAÇÃO DE TODOS É FUNDAMENTAL !!!

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Águias da Planície - Moto Clube


Águias da Planície MC


Endereço:

E-mail: (aguiasdaplanicie@oi.com.br)

Presidente: Lacerda.

Contato 1: Torres - (21) 2581-8534 ou 9295-9785.

Contato 2: Paulo Valverde - (21) 9299-4204.

Contato 3: Marquinhos - (21) 9296-2136.

Município de Origem: Rio de Janeiro - RJ ( Maria da Graça ).

Município do Niver: Rio de Janeiro - RJ ( Maria da Graça ).

Mês da festa do último Niver: Agosto.

Encontros: 2º Domingo - meses pares.


( dados copiados de site MC )

Águias da Planície é o Moto Clube de Maria da Graça e o pessoal tem a sede na pracinha do metrô e realiza suas festas nesta mesma praça. Uma base de referência do pessoal é a banca de jornal, já citada neste blog. Quando tem os encontros, é legal ver aquele montão de motos maneiraças, envocadas mesmo. Vida longa aos Águias!!!

sábado, 4 de setembro de 2010

Esta é uma visão, do ponto mais alto da passarela do metrô. Vemos parte da praça. Mais a direita, a barraca do Coutinho, que a noite, vende um churrasquinho de primeira! Maos no alto, a esquerda, parte do ponto de ônibus... No lado oposto, ainda podemos observar a banca de jornal.

Banca de Jornal "Águias da Planície"...

Esta é a simpática banca de jornal da praça do metrô, na rua Domingos de Magalhães. Além de vários jornais e revistas, também vende miniaturas de carrinhos e motos, tira cópias e ainda dá informações... O senhor que lá trabalha, de cabelo comprido, é muito gente boa e está sempre pronto para um bom atendimento...

Restaurante "Esquina do Metrô"...

No larguinho das esquinas das ruas Conde de Azambuja, Sabino dos Reis e ainda Francisco Neiva, está um restaurante bacana, que serve com personalidade, bons pratos. O local tem um bom espaço coberto e ainda com o uso da calçada, virou ponto certo para boa comida e aquele bate papo... Bem próximo à estação de metrô, se torna uma ótima opção para aquela "refrescasa" na volta do trabalho..

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Conde de Azambuja... mais uma homenagem a Portugal!!!


 2º Vice-Rei, foi Conde Azambuja, D. Antônio Rolim de Moura Tavares (1767-1769). O Conde de Azambuja já vivia no Brasil, desde 1751 ocupando o cargo de Governador, primeiro da Capitania de Mato Grosso e em seguida da Bahia. Nomeado Vice-Rei, já se sentia fatigado e desejoso de regressar a Portugal. Pouca atividade desenvolveu no Governo do Rio de Janeiro. Organizou uma companhia de cavalaria para a guarda dos Vice-Reis. A sua administração se não teve brilho, não provocou queixas e censuras. Não levou a termo a reorganização militar iniciada pelo Conde da Cunha por julgar insuficientes os recursos financeiros de que podia dispor. Alegando o seu estado de saúde precária, pediu para ser substituído.
Pegarei uma rua ou outra, para mostrar aqui, os homenageados com os nomes dados. Muitos de Portugal, como esperado, pois o bairro foi criado por portugueses...

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Amanhecer em Maria da Graça...

Não sei a autoria da foto, pois gostaria de creditá-la. Mas é a foto da comunidade do bairro de Maria da Graça, no Orkut. Uma belíssima foto, bem tirada, do amanhecer em Maria da Graça. O prédio a direita, é o mais alto deste bairro residencial e com excepcionais "4 faces" ( os 4 lados são de apartamentos independentes ). À esquerda, vemos parte da Igreja Nossa Senhora das Graças... Pelo ângulo, é fácil saber que foi tirada daquele prédio de esquina, na rua Fernando Esquerdo, onde na parte de baixo, lojas, tem umas de equipamentos de carro. Bela foto mesmo... E, se foi tirada num sábado ou domingo, provavelmente eu ainda estava no maiooooor sono...

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Linha 274, Castelo/Maria da Graça... saudade!

Os nem tão antigos assim, do bairro, devem se lembrar da linha 274. Imaginem, uma linha de ônibus que nos ligava diretamente ao centro da cidade!!! O ponto final era no Passeio Público, onde tinha uma Mesbla. A primeira cor que me lembro, era um caramelo escuro, com... azul, eu acho! Ou vermelho? Depois, veio a cor acima. O ponto final aqui em Maria da Graça era na rua Professor Bôscoli, entre a pracinha e o bar do Aurélio ( que na época era a Mercearia do seu Ercílio ). Me adiantou bastante esta linha, quando servi ao Exército, em 1986. Pegava o primeiro ônibus do dia, para descer no Méier e pegar o 689, para a Vila Militar. Uma linha ue deixou saudade...

Saudades do restaurante Artuzão...

Quem mora em Maria da Graça a certo tempo, conheceu o restaurante Artuzão, ali no largo da rua Fernando Esquerdo, altura da Igreja Nossa Senhora das Graças. Era um dos grandes pontos de referência aqui do bairro... Hoje, lá está um simpático mercadinho, o Carniel. Quem aí chegou a comar algo no Artuzão? E no Carniel, quem já fez compra lá?

Antiga estação de trem de Maria da Graça... faz é tempo!!!

A ESTAÇÃO: A estação de trem de Maria da Graça foi inaugurada por volta de 1928, e tinha o nome da antiga fazenda que existia ali, da família de portugueses Cardoso Martins. O prédio foi construído às expensas da Companhia Immobiliaria Nacional e é localizada no então novo e elegante bairro de Maria da Graça. Sabe-se também que a estação foi inaugurada com o nome de Dr. Cesário Machado, nome que não "pegou". 
A Estação foi desativada, devido à proximidade do bairro com as estações de Jacarezinho e de Del Castilho. Foi estação de subúrbios por muito tempo. O bairro não progrediu como se esperava. 
O local da estação ainda está como na foto acima e com uso para carga e descarga, gerando mão de obra direta e indiretamente.

Antiga lotação cruzando Maria da graça... foto rara!



Lotação Ford - 1955


Vemos aqui um lotação Ford com carroceria de madeira em 1955. Ele está cruzando a passagem de nível aqui em Maria da Graça. É um veículo de pequena capacidade, menos de 12 passageiros. Os lotações surgiram nos anos 40 e terminaram com o decreto do governador Carlos Lacerda que tornou obrigatória a transformação da frota em ônibus. Cansei de olhar esta foto e... não consigo sequer imaginar que parte do bairro é esta... Olhei muito aquela edificação lá atrás e... não estou conseguindo me situar. Bem, ele pode já ter sido demolida a anos!!! Ou não... Se alguém quiser arriscar, poste aqui... Se apontarem o local exato e tivermos como comprovar, vale uma caixa de BOMBOM GAROTO !!!

Sr. Gerci, o vendedor de Cloooooooorooo !!!


Figura ilustre no bairro, sr. Gerci é o vendedor de cloro, que sempre demosnstra bom humor, através de seus bordões e cantoria. Atleta por vocação, não dispensa suas corridas, para estar sempre em forma. Aposentado, ele complementa sua renda vendendo cloro não só em Maria da Graça e Jacarezinho, como adjacências. O bairro já teve muitos vendedores que marcaram uma época, como os de algodão doce, os de pirulito chupeta ( que batiam uma espécie de catraca, para se anunciarem... ) e até o "tripeiro" ( vendia carne num triciclo ) e o amolador de facas ( que parava nas esquinas e fazia aquele barulho, da amolação de facas ). E temos aí, o sr. Gerci, também! "Olha o clooooorooo!!!".

Metrô... Muito ainda a se melhorar!!!

Estávamos no governo de Chagas Freitas, quando, em 1979, foi inaugurado o Metrô, no Rio de Janeiro!!! E em 1983, já sob o governo de Leonel Brizola, era inaugurada a estação de Maria da Graça. Lembram das primeiras composições? Eram apelidadas de "kombi", por seu pequeno tamanho. Apesar dos avanços, o Metrô Rio está longe de oferecer um serviço de qualidade a seus usuários. Eu trabalho na parte da tarde/noite, então o pego relativamente vazio. Mas sei que, de manhã, continua aquela mesma "lata de sardinha". É certo que estão sendo investidos mais de 150 milhões de reais em novos trens, fabricados na China e que, entre outras, terá um ar condicionado capaz de suportar o calor de se andar na superfície. Até farão uma pesquisa com os usuários no site da Metrô Rio. 
Um fato quer ocorria muito, era a pessoa chegar na porta da Estação Maria da Graça e... as grades estarem baixadas!!! Como mostra a foto. Um problema elétrico, atraso das composições, superlotação na estação... Bem, isso parece estar mesmo no passado. Mas nos trens a superlotação continua e isso é desumano. Total falta de consideração e respeito com o usuário. E a passagem não é nada barata!!! 

Bar da Amendoeira, referência e tradição!

Bar da Amendoeira


Rua Conde de Azambuja, 881, Maria da Graça, 2501-4175 (68 lugares). 7h/22h (seg. a qui.), 7h/1h (sex.) e 7h/20h (sáb.).

Oficialmente, o botequim se chama Café e Bar Lisbela. Mas ninguém o chama assim. O motivo é a frondosa amendoeira que fica na calçada. Um dos petiscos mais pedidos é a carne-seca desfiada com cebola (R$ 15,50). Outras sugestões são a moela (R$ 7,70) e o angu à baiana, oferecido aos sábados, por R$ 7,70. A caldeireta de chope custa R$ 2,80. A bebida pode ser servida na pressão (schnitt para os entendidos) por R$ 2,20, e R$ 1,70 (garoto). A casa também serve meia porção.

O lugar é tradicional em nosso bairro e, mesmo com o lamentável falecimento do dono, Cesinha, ele continua firme e forte no propósito de levar relaxamento e um bom local para se jogar conversa fora com os amigos. Por vezes fica lotado, mas o pessoal dá conta dorecado... Fica ali, vocês sabem, no larguinho perto do posto de gasolina e da farmácia. No futuro, este Blog poderá bancar alguma promoção no referido bar!!! Fiquem ligados!!!

Maria da Graça agora tem um Blog !!!

Olhaí o 625, fazendo a curva fechada, saindo da rua Domingos de Magalhães e entrando na rua Sabino dos Reis !!!
O bairro de Maria da Graça costuma ser tachado como "paradão". Mas aqui é isso mesmo, é um bairro residencial e que não tem lá muitas opções de divertimento ou points. Mas existem sim, alguns bons lugares para se frequentar. E mesmo sendo um bairro tranquilo, temos ao redor uma penca de lugares para divertimento e tudo mais, como Méier, Cachambi, Del Castilho e Inhaúma. Vamos tentar colocar aqui, as coisas referentes ao bairro e botar o pessoal para participar...
Conto com todos na divulgação.